EFA - Sobradinho

Dados da Escola

Histórico

A Escola Família Agrícola de Sobradinho- EFAS foi fundada em 1990, pela União das Associações de Sobradinho e Arredores- UASA ( Entidade que reunia 23 Associações de pequenos agricultores), a qual repassou a Escola em 1994, para uma Associação de Pais: Associação Comunitária Mantenedora da Escola Família Agrícola de Sobradinho- AMEFAS, que assumiu jurídica e Economicamente a instituição.

A EFAS foi criada para atender os anseios dos agricultores, que objetivavam estimular seus filhos a aperfeiçoarem- se tecnicamente na agropecuária e evitar desta forma, a saída do campo para a cidade grande, fato este, corriqueiro na região.

As comunidades argumentavam que quando os seus jovens vinham estudar na cidade, adquiriam hábitos urbanos e não queriam voltar mais a trabalhar na roça. Além disso, perceberam que somente os mais velhos estavam participando dos debates que ocorriam nas reuniões das Associações. E isso poderia ser significar que o movimento de organização Comunitária corria um sério risco de desaparecer.

Além de toda essa problemática, muitos agricultores não tinham parentes morando na cidade, e suas filhas tinham que trabalhar como doméstica, onde terminavam as vezes, se envolvendo com tóxicos ou prostituição. No caso dos meninos, ficavam sem estudar, e quando completavam 18 anos, iam procurar emprego em São Paulo e não retornavam mais.

Diante dessas preocupações e da necessidade de uma escola voltada para a realidade rural, contactou-se com as Escolas Famílias Agrícolas existentes na Bahia (AECOFABA) e no Espírito Santo (MEPES), onde se observou que a Filosofia e a metodologia adotadas por estas escolas estavam coerentes com o que os agricultores desejavam.

Por intermédio do Bispo de Juazeiro, a UASA conseguiu um convênio com a Associação Alemã de trabalhos com jovens-AGJA, a qual financiou a construção dos prédios, bem como todas as despesas com a  escola até o ano de 1999. A partir desta data, a AMEFAS conseguiu ampliar as parcerias, o que possibilitou o crescimento da escola, passando a trabalhar com um número maior de alunos e aumentando o quadro de funcionários.

Foram construídos 6 pavilhões (estando faltando ainda acabamento): 2 alojamentos, 2 salas de aula e 1 de artes, 1 sala de vídeo, biblioteca e secretaria, 1 refeitório,cozinha e dispensa, e alojamentos para monitores.

Adquiriu-se também, uma propriedade de 17 hectares em área de sequeiro, o que possibilitou a criação de um pequeno rebanho de caprinos bem como atividades com hortas e fruteiras.

A EFAS faz parte da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido- REFAISA, desde sua fundação em 1994. Esta Associação presta Assessoria pedagógica e faz articulação a nível Estadual com entidades governamentais e Organizações populares.

A EFAS em 2005 foi mantida por AGJA e HBG (ONG”S  de Oberhausen- Alemanha). Essas duas entidades financiaram salários dos funcionários, conta de energia e alimentação dos alunos.

Somos também associados à UNEFAB- União das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. Essa entidade responsabiliza-se pelas articulações com o Governo Federal e promove encontros a nível nacional.