EFA - Alagoinhas

Dados da Escola

Histórico

A Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas foi constituída depois de um longo processo de discussão, de amadurecimento e de mobilização até a organização de uma entidade mantenedora. A referida escola iniciou-se suas atividades em 01/05/1983, com o objetivo de profissionalizar os filhos dos agricultores da região, dando uma formação integral através da Pedagogia da Alternância. Esta entidade está inserida no território de identidade do Litoral Norte Agreste Baiano de Alagoinhas, com sede na Fazenda Bebedouro Povoado de Boa Vista, no município de Inhambupe-Ba.

De 1983 a 1987 funcionou com a educação informal (Formação de Lideranças); de 1988 a 1998 passou a trabalhar com ensino Fundamental, e a partir de 2002 começou a trabalhar com Educação Profissional Técnica em Agropecuária-Integrada com Ensino Médio.

A missão social a partir de processos educativos escolares contextualizados, envolvendo crianças, adolescentes e jovens rurais, mulheres, comunidades tradicionais, agricultores familiares e organizações sociais.

Desde a sua fundação (1983) até o final da década de 90 (período em que funcionou com a formação de lideranças e Ensino Fundamental), os recursos financeiros para manter a entidade eram oriundos de organizações Internacionais, principalmente da Bélgica, que forma vários projetos. Após a implantação do Ensino Médio, em 2002, os recursos financeiros vindos das ONGS Internacionais, foram diminuídos e acabou. Devido a suspensão desses recursos, a Entidade passou por algumas dificuldades financeiras enquanto buscava outras alternativas, que foram realizadas  como: parcerias com órgãos municipais, estadual e até mesmo algumas entidades  da  região, das quais faz-se alguns projetos onde era e /ou é feito o repasse á escola para manter o seu funcionamento.

Nota-se um avanço muito importante, a conquista de todas as EFAs através da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semi Árido (REAISA) junto a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e outros.

Outro avanço  importantíssimo para EFARA, foi a parceria feita com a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), pois com essa parceria algumas alunas da referida Universidade desenvolveram um projeto de formação abrangendo diversas temáticas, tais como: associativismo e cooperativismo, políticas públicas e outros temas de movimento sócias com os alunos da escola.  A Universidade desenvolveu também vários cursos de formação continuada, mencionado por alguns professores Universitários da UFRB aos professores e monitores.