EFA - Japoatã (Ladeirinhas)

Dados da Escola

Histórico

A Escola Família Agrícola de Ladeirinhas – EFAL, localizada no Povoado Ladeirinhas, no município de Japoatã – SE, busca promover o desenvolvimento sustentável do meio rural, através da formação integral dos jovens das áreas rurais, abrangendo os aspectos profissional, intelectual, humano, social, ético, espiritual e ecológico. Pioneira no Estado de Sergipe, surgiu da necessidade dos agricultores em dar continuidade aos estudos de seus filhos que cursavam apenas até a 4ª Série (hoje, 5º ano) do Ensino Fundamental. Sem condição de dar seguimento aos estudos, e sem técnicas apropriadas para lidar com a terra, os jovens migravam para os grandes centros, causando o enfraquecimento da agricultura familiar.

Essa preocupação fez com que o grupo de Missionários do Campo (Zé Luiz, Nanai, Gildo e Antônio), juntamente com um representante da Visão Mundial  (José Avelange) e um da Diocese de Propriá (Remy Gauvin) refletissem sobre a necessidade de se criar uma escola adaptada às condições regionais. Depois de várias discussões entre Missionários, Agricultores, Visão Mundial e Diocese de Propriá, resolveram conhecer a Escola Família Agrícola de Riacho da Guia – BA, onde também conheceram o Pe. Benoni que os orientou a fazer um projeto para implantação da Escola a uma entidade Belga (SIMFR).

Em 1993 com a aprovação do citado projeto, deu-se início a construção da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas – EFAL, a capacitação dos monitores no MEPES (Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo) e o trabalho de base para escolha dos alunos que formaram a primeira turma. No mesmo período, criou-se um conselho Provisório, formado por três representantes das comunidades e pelos idealizadores do projeto, para gerir a EFAL.

No dia 17 de abril de 1994, foram iniciados os trabalhos escolares com a primeira turma composta por 26 alunos de sete comunidades. Diante da Necessidade de legalização da Escola, foi constituída em 05 de Setembro de 1995 a Associação Mantenedora da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas A – AMEFAL que passou a gerir todo o trabalho. A AMEFAL – entidade jurídica e sem fins lucrativos é composta por representantes das comunidades rurais que têm alunos na EFAL e representantes de entidades que têm atuação nas comunidades rurais da região (alunos, ex-alunos, pais, agricultores, monitores, representantes das entidades das comunidades assistidas e da Pastoral Social da Diocese de Própria). Cada comunidade participa através de um representante indicado para compor o Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.

A AMEFAL, de 1994 a 2008 desenvolveu o Programa EJAEF (Estudo Supletivo de 5ª a 8ª Séries) para jovens e adultos das Comunidades Rurais e Assentamentos Agrários da região do Tabuleiro Norte, área geográfica da Diocese de Própria. Ofereceu também, orientação profissional em Agricultura e Zootecnia, com aulas teóricas e práticas na propriedade da escola, onde os alunos praticavam as culturas tradicionais da região: hortaliças, plantação de fruticulturas, criação de aves de corte e postura, de porcos, de gado, de abelhas e práticas de irrigação. 

A partir de 2009, através de um contrato de comodato com a Secretaria de Estado da Educação – SEED, agora SEDUC, Secretaria de Estado da Educação, do Desporto e da Cultura, a EFAL passou a oferecer o Curso Técnico Profissionalizante em Agropecuária integrado ao Ensino Médio – único na região, mantendo a metodologia da Pedagogia da Alternância. Conciliando escola, vida e trabalho, a Pedagogia da Alternância permite ao jovem não se desligar de sua família e do seu meio e faz da escola um espaço privilegiado para escuta e reflexão dos desafios vividos na comunidade.

A área de atuação da AMEFAL abrange os municípios de: Japoatã, Pacatuba, Brejo Grande, Ilha das Flores, Própria, Santana do São Francisco, Japaratuba, Pirambu, Capela, Carmópolis, Dores, entre outros.

Para manter a unidade do projeto educativo, quanto aos seus princípios filosóficos e metodológicos, a AMEFAL é filiada a Rede das Escolas Famílias Agrícolas do Semiárido (REFAISA) que promove seminários, intercâmbios e materiais didáticos, assim como oferece assessoria e formação pedagógica continuada. É vinculada também a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil – UNEFAB – que representa e defende os interesses das EFAs junto aos Órgãos Municipais,
Estaduais, Federais e Internacionais.