EFA - Monte Santo

Dados da Escola

Histórico

A Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE), é uma entidade educacional com trajetória de 20 anos, que promove a formação de técnicos militantes, com perfil para contribuir com as famílias, comunidades e organizações sociais, conhecimento para a Convivência com o Semiárido, a partir dos princípios da cooperação e da produção agroecológica. Atualmente a escola possui estudantes de 20 municípios do estado da Bahia.

A EFASE é uma construção de diversas famílias, comunidades e entidades. Surge em 1998, em um contexto de conflitos agrários na região, consequência da concentração de terras, da grilagem e da conivência dos poderes públicos com os desmando dos latifundiários. No campo educacional, a região era marcada pela carência de vagas nas escolas, evasão, repetência escolar e de um ensino descontextualizado e longe das reais necessidades das comunidades camponesas. Nesse sentido, o desafio inicial seria formar filhos de agricultores como técnicos agrícolas com capacidade de contribuir com as comunidades no campo da produção e da organização política.

Nos anos finais do ensino fundamental, a EFASE contava com estudantes de três municípios: Monte Santo, Cansanção e Itiúba. Com o passar dos anos houve uma ampliação no número de estudantes e também de municípios representados. A partir de 2004 tem início o Ensino Médio Profissionalizante Técnico em Agropecuária.

Outro marco histórico é a realização de duas turmas do Curso Superior Tecnologia em Agroecologia, realizado em parceria com a UFRB/INCRA/Pronera e movimentos sociais. O curso teve início em 2016, com previsão de término no primeiro semestre de 2020. Concluirão o curso 64 estudantes, oriundos dos estados da Bahia, Espírito Santo, Pernambuco e Sergipe.

Atualmente a EFASE desenvolve diversas ações e projetos, dentre eles destacam-se: Direito de alimentação e Educação Contextualizada, em parceria com a entidade Terra dos Homens, com eixos: Protagonismo Juvenil, Gênero, Proteção para a Criança e Adolescência, Alimentação Saudável, Produção de Alimentos e Intercâmbios.  Além do projeto SAF EDU EFA: Intercâmbio de Conhecimento das Escolas Famílias Agrícolas sobre Educação Ambiental, Sistemas Agroflorestais e Produção Agroecológica em parceria com a ASKAAM/FIDA/UFV e REFAISA

Com o IFBaiano, a EFASE tem o Centro Vocacional Tecnológico Fundos de Pasto que é um centro de pesquisa e difusão de tecnologias sociais de Convivência com o Semiárido e conservação do patrimônio biocultural das comunidades tradicionais da caatinga baiana, o qual desenvolve ações que envolveram três eixos principais: formação; manejo produtivo e resgate de raças crioulas.

Com a Fundação Araripe há pesquisa sobre a formulação de ração a partir das plantas da Caatinga e elaboração de plano de manejo das áreas coletivas com as comunidades tradicionais de Fundo de Pasto.

A EFASE também possui uma unidade pedagógica e produtiva de beneficiamento do Licuri (Syagrus coronata), onde se produz azeite, doces, salgados, cosméticos e produtos para alimentação animal, como rações e torta, pesquisa para utilização da casca como energia térmica e pesquisas no desenvolvimento de máquinas (despeladeira e quebradeira).

A perspectiva para os próximos anos é manter a qualidade do ensino, ampliar o número de vagas e ofertar cursos técnicos pós-médio e de graduação.