Biblioteca Digital da Refaisa

O programa Rural Produtivo foi conhecer a Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha (Efa-Valente), que se baseia em fundamentos da pedagogia da alternância. A escola possui um plano de estudo onde os jovens têm envolvimento na educação, no vínculo familiar, e em práticas de atividades que facilitam o gerenciamento do próprio negócio, gerando renda e se mantendo no lugar de origem.

A equipe do Rural Produtivo foi até o município de Sobradinho conhecer a Escola Família Agrícola de Sobradinho (Efas) que trabalha com os estudantes a produção de uma ração animal balanceada. Com uma Casa de Ração e equipamentos adequados, a escola oferece aulas práticas de qualificação profissional aos jovens, aumentando a perspectiva de vida no campo com geração de trabalho e renda, valorizando ainda mais a cultura do meio rural. 

Apresentação do Projeto SAF EDU EFA – Intercâmbio de Conhecimento das Escolas Famílias Agrícolas sobre Educação Ambiental, Sistemas Agroflorestais e Produção Agroecológica.

Na EFAR o Projeto Profissional do Jovem – PPJ – instrumento pedagógico da Pedagogia da Alternância- é utilizado como trabalho de conclusão de curso. Andrey é um especialista em Apicultura e seu trabalho é cada vez mais reconhecido dentro e fora de sua comunidade.