EFA - Ribeira do Pombal

Dados da Escola

Histórico

A ECFARP – Escola Comunitária Família Agrícola de Ribeira do Pombal, está localizada na BR 110, na Fazenda Serra Grande, Ribeira do Pombal-Ba e funciona desde 1995, fundamentada na Pedagogia da Alternância, trabalhando com o Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano e Ensino Profissional Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. A sua entidade mantenedora é a AECFARCIDA – Associação da Escola Comunitária Família Agrícola da Região de Cícero Dantas.

O sonho de realizar um trabalho diferenciado, voltado para os filhos de agricultores e agricultoras fez e faz com que esta escola permaneça funcionando, pois desde o início as dificuldades são muitas.

 Inicialmente o funcionamento se dava basicamente através da contribuição dos pais e através da doação de um grupo de italianos que de certa forma são “padrinhos” da nossa EFA e até participaram do mutirão de construção da estrutura inicial. Este grupo de amigos estrangeiros comunga com a nossa filosofia e com o nosso trabalho e ainda hoje é nosso fiel parceiro e de certa forma tentam manter firme esta corrente de solidariedade buscando ampliar o grupo de colaboradores.

Com o trabalho desenvolvido nas comunidades e também com a conclusão das primeiras turmas, o nosso trabalho passou a ser difundido na região. Através da REFAISA – Rede das Escolas Família Agrícola Integradas ao Semiárido, esse reconhecimento começou a ter uma dimensão maior e além do reconhecimento e do conhecimento da nossa existência, pensou-se em buscar parcerias para ajudar na parte financeira. Surgiram os primeiros projetos em parceria com o INCRA – ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) e com o Governo Estadual: Herdeiros da Terra, SUAF, SEDS e Gente de Valor.

     O reconhecimento do trabalho desenvolvido na nossa região possibilitou um convênio com a Prefeitura de Ribeira do Pombal, que assumiu até o ano de 2019 metade do salário dos monitores, da secretária e da diretora e contribuiu também com material didático. E este ano, firmamos o convênio com o Estado.

Vários adolescentes e jovens já passaram por esta escola, destacando entre eles os indígenas da Aldeia Kiriri, os quilombolas e os assentados. Atualmente estamos trabalhando com 159 adolescentes/jovens dos municípios de: Cícero Dantas, Ribeira do Pombal, Fátima, Novo Triunfo, Nova Soure, Heliópolis, Jeremoabo, Sitio do Quinto, Santa Brígida, Banzaê,  Tucano, Euclides da Cunha e Adustina.