EFA - Itiúba

Dados da Escola

Histórico

A EFAI (Escola Família Agrícola de Itiúba) surge da necessidade de existir na região uma escola que oferecesse uma educação diferenciada que contemplasse a classe trabalhadora. Em princípio esta discussão nasce do desejo dos agricultores/as através do Sindicato que reapresenta os Trabalhadores/as Rurais. A proposta foi apresentada ao Território do Sisal aprovada a partir do ano de 2005.

Foi aprovada para ser iniciada a construção em 2006. Mesmo o projeto de construção das casas sendo aprovado, as obras iniciaram apenas três anos mais tarde, ficando dois para seu término, sendo que o mesmo foi concluído sob pressão das entidades, pais, alunos e monitores/as, que mesmo sem terminar a obra deu início as aulas no dia 15 de fevereiro de 2010.

Bem antes disso, já vinha realizando-se o trabalho de mobilização comunitária, fruto da percepção de alguns agentes e lideranças em que a Escola poderia se tornar mais uma ferramenta para  mudar a situação de dês-contextualização da educação. Nasce, portanto com alguns objetivos, como por exemplo:

  1. Possibilitar aos filhos (as) de agricultores uma aprendizagem voltada para sua realidade, através do manejo adequado dos recursos naturais, em particular da caatinga (vegetação predominante e em processo de extinção).
  2. Estabelecer um sistema de ensino contextualizado onde os pais de alunos façam parte deste sistema e sejam agentes de transformação na comunidade.
  3. Procurar tecnologias de desenvolvimento sustentável e adaptável ao semiárido, possibilitando a convivência nesta região.
  4. Demonstrar na prática, que esta região é viável e que os trabalhadores não precisam migrar para viver, buscando com isso soluções para a redução do êxodo rural;

Estes objetivos buscam atingir os anseios de filhos de agricultores/as que buscam através do ensino, ser agentes transformadores/as do meio em que vivem. A primeira preocupação foi com os trabalhos de base para com as comunidades. De inicio estes trabalhos foram realizados pelos ex-alunos da EFASE (Escola Família Agrícola do sertão) de Monte Santo – BA, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Itiúba, onde foi realizado trabalho de base nos municípios: Itiúba, Cansanção e Monte Santo, Queimadas, Senhor do Bonfim e Filadelfia, priorizando de inicio o município onde está localizada a escola.

Em fevereiro de 2010 iniciamos nossos contatos com a REFAISA (Rede das Escolas Família Agrícolas Integradas no Semiárido) e desde então estamos acompanhando de forma constante seus cursos e encontros e toda discussão enquanto entidade regional das EFA’s.

Este contato tem nos ajudado muito, principalmente porque mostra a realidade de outras EFA’s, os seus problemas, bem como as soluções encontradas. De inicio, contou-se com seis monitores (professores) envolvidos em tempo integral, que desde o ano de 2010 exercem funções na EFAI. A primeira turma teve 30 alunos, provenientes três municípios da região (Monte Santo, Cansanção e Itiúba). Na atualidade a EFAI encontra-se com quatro turmas em andamentos, sendo ambas de ensino fundamental e a primeira turma concluinte de 9º ano aconteceu no ano 2013.

A primeira turma do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio foi implementada em 2018.