História da Refaisa

A nossa história começa em 1994, nesse ano, na Bahia, já funcionavam alguma Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s), como a de Alagoinhas, Ribeira do Pombal e Sobradinho. Além dessas, existia projetos de implantação de EFA’s em outras cidades. Portanto, os representantes dessas escolas se reuniram na cidade de Alagoinhas-BA para estudar a possibilidade de trabalhar em conjunto. Até então cada uma trabalhava isoladamente, sem ter contato uma com a outra.

Tomaram consciência de que ficando isoladas não iriam alcançar todos os seus objetivos então, decidiram realizar algumas atividades em comum. Assim, priorizaram ações formativas dos agricultores, familiares, dirigentes das associações e dos professores, chamados no movimento de monitores; à elaboração de uma proposta única de currículo escolar (Plano de Formação) que respeitasse a realidade da vida do homem e da mulher do campo em cada região; e ao fortalecimento das EFA’s junto aos poderes públicos e às Organizações Não Governamentais (ONG’s).

Só em 1997 surgiu a necessidade de legalizar a Rede, dando lhe estatuto e diretoria, mas guardando o espírito inicial da experiência, ou seja, preservando a liberdade de ação das filiadas e incentivando a participação responsável no meio. Para responder às necessidades básicas, a Rede foi organizada, por meio de sua Assessoria, e em estreita ligação com a Diretoria Executiva e com a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas (UNEFAB).

A rede passou a realizar cursos de formação inicial e permanente de monitores/as, seminários anuais de formação continuada para agricultores familiares/dirigentes das associação, e ajudar na elaboração de Projetos Político Pedagógicos (PPP) coerentes com a Pedagogia da Alternância, além de realizar visitas técnicas e pedagógicas nas EFA’s.

De outro lado, a Rede articula contatos com órgãos públicos e privados no intuito de tornar as EFA’s mais conhecidas e viabilizar projetos e convênios, visando a sua sustentabilidade econômica, interação social e fundamentação pedagógica. Sua área de atuação se dá principalmente nos municípios situados na região Semiárida da Bahia e de Sergipe, e através das famílias de agricultores/as, camponeses, jovens e mulheres rurais, monitores, comunidades e organizações envolvidas com as EFA´s que fazem parte da REFAISA.

Atualmente, a Rede REFAISA, espalhadas em diferentes regiões, conta com 13 (treze) EFA´s filiadas, sendo doze no Estado da Bahia, e uma no Estado de Sergipe. No Estado da Bahia nos seguintes municípios: Valente, Monte Santo, Irará, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Correntina, Paratinga, Sobradinho, Antônio Gonçalves, Rio Real, Brotas de Macaúbas e Itiúba, e no Estado de Sergipe: no município de Japoatã (Ladeirinhas).

Data de Fundação das EFA's filiadas a Refaisa

Veja também