Notícias

Projeto SAF EDU EFA dá continuidade às ações de implementação das SAFs

A Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), em parceria com o AKSAAM e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), realiza desde 2020 o projeto SAF EDU EFA, que busca o desenvolvimento educacional e técnico voltado para os Sistemas Agroflorestais (SAF’s) nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e suas comunidades.

Entre os principais objetivos do programa está a recuperação de áreas degradadas, gerando um impacto positivo para parte da população dos estados da Bahia e Sergipe. Os estudantes e agricultores beneficiados realizam o processo de experimentação e aprendizado com base na Pedagogia da Alternância no Tempo Escola e no Tempo Comunidade. Ao todo, são 20 unidades experimentais de implementação, 5 nas EFAs e 15 em propriedades de estudantes.

Até o momento, já foram realizadas as etapas de preparo de área e os tratos culturais necessários para o plantio inicial . Segundo Tiago Pereira da Costa, diretor da REFAISA, o projeto já está gerando resultados práticos, como a possibilidade de plantio de mudas e sementes desde dezembro, a colheita de hortaliças e a manutenção da Caatinga, colaborando para o equilíbrio biológico e natural desses espaços. Ele comenta ainda que as etapas atuais tiveram de se adaptar às condições climáticas da região, sobretudo a espera pelo período chuvoso.

Em janeiro, há a continuidade dos plantios, organização dos berços das plantas e aplicação de insumos naturais para adubação e controle de pragas e doenças. Devido às circunstâncias naturais, essas ações acabam por demandar um tempo maior.

Além disso, a troca de conhecimentos já é uma realidade dentro das ações do SAF EDU EFA. “Nós já produzimos 2 boletins informativos com essas experiências sistematizadas e a gente quer, num processo de formação, disseminar esses conhecimentos para que possamos sistematizar novos referenciais que vão ajudar a mudar as condições de vida e a realidade do semiárido nessas regiões onde o processo está sendo beneficiado” – afirma Tiago.

Agora, um dos principais focos é a realização do 2º Encontro de Formação Regional de Multiplicadores e Educadores, que deve ocorrer nos próximos meses. A primeira edição foi realizada em setembro de 2020, seguindo os protocolos de biossegurança devido à pandemia, e contou com bolsistas, parceiros e beneficiários do projeto para aprofundamento das questões técnicas relacionadas à implementação dos SAF’s.

Para 2021, a expectativa da REFAISA é a diminuição do impacto da pandemia nas atividades sociais, possibilitando as atividades coletivas, e o avanço no processo de formação e multiplicação dos conhecimentos.

Plantio das mudas na implementação das SAFs

Fonte: aksaam.ufv.br

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *