Notícias

EFA de Sobradinho avança na implementação de soluções tecnológicas

Tornar o ambiente escolar sustentável e inovador é um dos grandes desafios encontrados pela Escola Família Agrícola de Sobradinho EFAS. Nesse sentido a escola se destaca apresentando um espaço modelo para a comunidade, tendo em vista que sua rotina e suas práticas influenciam diretamente a sociedade. Não basta falar em sustentabilidade ambiental através dos livros didáticos dentro da sala de aula, a experiência da EFAS comprova que é possível disseminar conceitos e tomar atitudes capazes de privilegiar a sustentabilidade ambiental na prática, através das implementações tecnológicas que funcionam como um ambiente de aprendizagem ou um laboratório e observatório da adoção de boas práticas no ambiente escolar. Observe algumas das implementações recentes adotadas pela instituição de ensino.

Sistema de Reuso de Águas na EFAS

A reutilização de águas cinzas tem se tornado cada vez mais comum para os/as moradores/as do Semiárido, inclusive porque uma das características da região são chuvas irregulares e um problema é a má gestão da água. As famílias, por sua vez, têm aprendido a lidar com as dificuldades através de tecnologias desenvolvidas a partir da proposta de Conveniência com o Semiárido.

Tendo esse conceito em mente, com apoio do IRPAA e Misereor a EFAS implantou o seu sistema de reutilização de águas. Serão tratadas águas de banheiros, pias, cozinha e limpezas para posteriormente serem utilizadas na produção de forragem. A ideia é tornar a EFAS uma escola sustentável, que trabalha com uma agricultura resiliente as mudanças climáticas.

Energia Solar Fotovoltaica

Lâmpadas, computadores, ar condicionados, televisores, projetores, ventiladores, alto-falantes e outros tantos equipamentos que precisam funcionar todos os dia, às vezes o dia inteiro, geram uma despesa significativa para a escola.

Com essa redução de custos, é possível investir onde realmente importa: modernizar os equipamentos, treinar a equipe, realizar eventos e oferecer mais atividades educativas aos alunos. A instalação de energia solar fotovoltaica pode trazer benefícios não só de economia, mas de retorno financeiro e valorização da escola. Além disso, a adoção dessa alternativa energética produz um efeito pedagógico. Ao observarem na prática o funcionamento de um sistema de geração de energia eficaz, eficiente e limpa, os alunos percebem que a sustentabilidade é possível e viável.

Sistema Agroflorestal – SAF

Os Sistemas Agroflorestais implica numa mudança de paradigma, na forma de ser e fazer agricultura, trazendo todo potencial para a recuperação de áreas degradas por manejos inadequados e todo tipo de exploração secular, fazendo nascer floresta, água e alimento.

Através do projeto SAF EDU EFA (FIDA/FUNARBE/UFV/IPPDS/AKSAAM) a escola está viabilizando em sua área de produção agrícola a implantação de um SAF que oportunizará aos alunos o conhecimento prático de cultivo associado de árvores nativas, frutíferas, forrageiras e culturas anuais e criação de animais em áreas determinadas para esse fim.

Esses exemplos apresentam o interesse na transformação socioambiental da escola, a busca pela disseminação de conhecimento prático para os alunos e a missão de posicionar a instituição de ensino como referência em inovação tecnológica sustentável.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *