Notícias

Projeto SAF EDU EFA é lançado para fomentar as Escolas Famílias Agrícolas

Em parceria estratégica, o AKSAAM, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), lançaram, neste sábado (29) o projeto SAF EDU EFA: Intercâmbio de Conhecimento das Escolas Famílias Agrícolas sobre Educação Ambiental, Sistemas Agroflorestais e Produção Agroecológica, através de transmissão ao vivo pelo canal TV EFA.

O projeto tem a proposta de criar um Programa Técnico e Educativo de Sistemas Agroflorestais (SAFs) nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e também nas comunidades, a partir da metodologia proposta pela Pedagogia da Alternância no Tempo Escola e no Tempo Comunidade, levando em conta as particularidades de cada região com o objetivo de garantir novas experiências com a participação ativa e protagonista dos estudantes do campo.

As EFAs de Sobradinho, Antônio Gonçalves, Monte Santo, Inhambupe / Alagoinhas, na Bahia, e Ladeirinhas, em Sergipe, serão as escolas contempladas pelo projeto SAF EDU EFA. As iniciativas, nessas localidades, deverão possibilitar a sustentabilidade socioambiental e de inovações tecnológicas, promovendo a resiliência do bioma Caatinga às mudanças climáticas.

Segundo Tiago Pereira da Costa, egresso de EFA e hoje Diretor da REFAISA, o projeto vai colocar em prática os conhecimentos que já vêm abrindo caminhos para a juventude do campo há alguns anos. “Esse grande projeto se soma a um conjunto de estratégias que as EFAs já vêm desenvolvendo ao longo de 50 anos. Na Bahia, há mais de 30 anos. Numa sociedade contemporânea, esse projeto dialoga com algumas perspectivas fundamentais para assegurar a formação plena”, afirmou.

Transmissão do lançamento do Projeto no YouTube

Reprodução: https://aksaam.ufv.br

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *