Apresentação
O Projeto SAF EDU EFA tem por objetivo desenvolver um Programa Técnico e Educativo de Sistemas Agroflorestais – SAF’s nas Escolas Famílias Agrícolas e Comunidades, de modo a ter experimentos inovadores por meio da Pedagogia da Alternância no Tempo Escola e no Tempo Comunidade, compreendendo as especificidades de cada região, contribuindo com o desenvolvimento rural sustentável através da sistematização e disseminação de conhecimentos, experiências e boas práticas, garantindo a sustentabilidade socioambiental e de inovações tecnológicas que promovam a resiliência do bioma Caatinga às mudanças climáticas.
SISTEMAS AGROFLORESTAIS – SAF’S
Os Sistemas Agroflorestais é um sistema que renasce na perspectiva de refazer os laços com a natureza, é um caminhar com a natureza, observando seus processos, aprendendo com ela, respeitando seus ciclos. SAF é o resgate do humano na agricultura, é uma produção com interação, respeito e gratidão, é um caminho à nossa própria natureza. Nesse sentido, SAF implica numa mudança de paradigma, na forma de ser e fazer agricultura.
O SAF, em seus princípios, traz todo potencial para a recuperação de áreas degradas por manejos inadequados e todo tipo de exploração secular, fazendo nascer floresta, água e alimento. Fazer Agrofloresta é também plantar sol na terra da consciência, é plantar solidariedade, afeto e compaixão, fazendo nascer saúde ambiental, humana e animal nos planos físicos, psíquicos e emocionais.
Nesse sentido, para produzir alimentos em SAF é necessário aprender e atender a pedagogia das florestas, desenvolvendo cultivos que associem espécies de árvores nativas, frutíferas, forrageiras e culturas anuais, podendo associar também a criação de animais em áreas determinadas para esse fim.
Proteger o solo, berço gerador de toda a vida, é um mandamento imperativo nos SAFs, com isso garantimos alimentos que nos supra dos nutrientes essenciais e energias vitais. Agroflorestar é antes um processo de agroflorescer. É encontrar as memorias ancestrais da comunhão e unidade com os seres da terra, das águas, do ar e do fogo, e nesse encontro encontrar-se.
Constituído por comunidades tradicionais e rurais (Fundo de Pasto, Assentados da Reforma Agrária, Indígenas, Quilombolas, etc.), sendo estudantes e educadores/as das Escolas Famílias Agrícolas – EFA’s ligadas a REFAISA, sendo 500 pessoas diretamente beneficiados nesse projeto e 500 indiretamente.
01 Coordenação Geral; 01 Gerente Administrativo; 03 Assessores; 05 Bolsistas Monitores; 15 Bolsistas Estudantes.
Pro Semiárido / FIDA/ Governo do Estado da Bahia
Dom Tavara / FIDA/ Governo do Estado de Sergipe
Inova Social / Embrapa / ASA/ BNDES
Fruticultura de Sequeiro no Semiárido / REFAISA / CAR/ SDR
Fortalecimento das Comunidades Tradicionais para a Defesa da Proposta de Convivência com o Semiárido, frente às mudanças climáticas aumentando a resiliência das populações / IRPAA/ Misereor
Área de atuação
Atividades
Implantação de 05 unidades de Sistemas Agroflorestais (SAF’s) nas EFA’s e 15 unidades nas propriedades dos estudantes.
Dias de Campo nas EFA’s;
Curso de Formação Inicial para educadores/as da Refaisa e multiplicadores/as do Projeto;
Cursos de Formação Inicial sobre SAF’s nas EFA’s, para estudantes do Curso de Educação Profissional;
Intercâmbio e Troca de Conhecimentos Interestadual – Caravana da Convivência com o Semiárido das EFA’s da Refaisa: Juventudes, Educação e Produção Sustentável.
Website da REFAISA;
Série de conteúdos audiovisuais;
Publicação sobre Educação e Produção.
Publicações
AKSAAM
O AKSSAM, Adaptando Conhecimento para a Agricultura Sustentável e o Acesso a Mercados, é um projeto que trabalha para a diminuição da pobreza rural com foco no desenvolvimento agrícola sustentável para a promoção da segurança alimentar e nutricional em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para isso, o projeto atua para melhorar o acesso dos agricultores familiares às tecnologias e conhecimentos, aumentar sua produtividade e melhorar as condições de acesso ao mercado, tendo como locais de atuação a América Latina e o Caribe.
O AKSAAM é um programa do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA , e executado pelo Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS , vinculado à Universidade Federal de Viçosa – UFV.
O projeto SAF EDU EFA é uma idealização das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido – REFAISA, com apoio do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA, através do programa AKSAAM – da Fundação Arthur Bernardes, executado pelo Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS , vinculado à Universidade Federal de Viçosa – UFV.