Direitos nas Escolas 📖⚖️
🧡 Depois de cinco etapas carregadas de conhecimento, afeto e trocas de saberes, concluímos, em dezembro, a turma do curso Direitos na Escola: Juventude Rural e Participação Popular! Composta por estudantes das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) de Brotas de Macaúbas, Correntina e Paratinga, a formação abordou temas relacionados às lutas populares, direito, Estado e terra e território, entre outros.
📌 Além do aprofundamento sobre Políticas Públicas, que incluiu uma visita à Câmara Municipal e ao Fórum de Correntina, a turma também apurou o olhar ao participar de uma oficina de fotografia conduzida pelo fotógrafo, educador social e antropólogo, Ismael Silva.
🏛️ A coordenadora de programas e assessora jurídica popular da AATR, Natiele Sousa, avalia que a última etapa do projeto possibilitou aos jovens ver na prática muitos conteúdos acessados ao longo da formação. “Trocamos esses conhecimentos sobre o que são políticas públicas e quais são os projetos voltados para a juventude, tanto do campo quanto à juventude urbana. Trabalhamos ainda sobre os órgãos responsáveis pela implementação e fiscalização das políticas públicas ao nível federal, estadual e municipal. Durante a visita à Câmara e ao Fórum, uma das questões trazidas pela juventude foi o direito a água e saneamento básico, pois algumas de suas comunidades lutam por esse direito, que por vezes é violado”, disse.
✊🏾 O Direito nas Escolas integra o programa de Educação Jurídica Popular e visa, a partir de uma educação libertadora, potencializar a participação e o protagonismo da juventude ao ampliar as noções básicas de categorias e instrumentos jurídicos dentro da formação promovida pelas escolas que integram a Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semi-Árido (Refaisa), parceira da AATR na iniciativa realizada com apoio da Kindermissionswerk.